13.3.22

Área do post dentro de caixinha (Main)


Olá, boa tarde abiguinhos, tudo bem? Fresco por ai? Aqui está chovendo e baixou a temperatura drasticamente (estava quase 40º) caiu para 20º. Adoro tempo chuvoso e fresco pois podemos ficar na cama vendo filmes, séries ou qualquer coisa que estejamos a fim.. Eu sou a pessoa que ama inverno e tento entender com todas as forças quem diz que ama verão, sério véi, verão é bom apenas para quem tem dinheiro o bastante para ficar o dia inteiro no ar, ir para praia, viajar etc.. Verão definitivamente não foi feito para os pobres :v Digo todas essas coisas com propriedade pois me incluo na lista de pobres e que odeiam verão =(

Então, desabafei meus pensamentos sobre o tempo e irei ir ao ponto rsrs, uma leitora me pediu para ensinar como por a área de post dentro de uma caixinha, confesso que eu amo layouts assim e não consigo mais fazer layout sem que esteja dentro dessas caixinhas, eu acho que ficam muito fofos e super organizados quando trabalhados corretamente. E sobre esse tuto, eu já tenho um aqui no blog  explicando como editar o main porém acredito que as pessoas não entenderam muito bem ele então como uma boa pessoa e que escuta as pessoas, eu estou aqui de novo criando este tuto e desta vez mais explicado que o último, assim eu espero que seja rsrs.

Primeiro antes de começar, esse tutorial eu estou fazendo com os códigos que eu uso praticamente em todos os meus layouts, e para chegar no resultado que cheguei hoje, eu fucei muita coisa, testei vários códigos para finalmente chegar no que eu queria, então para mim esses códigos deram muito certo e ainda dão hoje em dia, então por favor, não se baseiem por outros tutoriais até porque esses códigos são meus, vocês até podem achar tutoriais ensinando a editar o main mas não acharão post igual ao meu, fica a dica. Bora lá?

Antes de tudo, salve o seu modelo, tudo o que for alterar vá salvando e conferindo se está tudo certo e caso não esteja, volte e use o seu modelo primário novamente. Prestem muita atenção e tentem efetuar o passo a passo certinho para não dar nada errado.

Vá até o seu modelo, clique em editar o html e dentro procure por /* Main, se você não mexeu em nada, os códigos estarão mais ou menos assim:


Depois de ter localizado a parte do main dentro do html, você irá apagar tudo e deixar os códigos exatamente como no print abaixo:


Apagou certo? Agora vamos editar todo ele e por favor prestem atenção ok? Abaixo colocarei os códigos certos então copiem e colem como está citado abaixo, eu deixei colorido todos os códigos que vocês deverão mudar:

.main-inner {
overflow-y:auto;
overflow-x: hidden;
height: ALTURA DA CAIXA NO LAYOUT px; 
width: LARGURA DA CAIXA px;
margin-top: ALTURA NO TOPO DA CAIXA px;
margin-bottom: ALTURA NA PARTE DE BAIXO DA CAIXA px;
padding-top: ALCOCHOAMENTO NA PARTE DE CIMA px;
padding-bottom: ALCOCHOAMENTO NA PARTE DE BAIXO px;
padding-left: ALCOCHOAMENTO NO LADO ESQUERDO px;
padding-right: ALCOCHOAMENTO NO LADO DIREITO px;
background:# COR DO FUNDO;
border-right: solid #COR DA BORDA LADO DIREITO / TAMANHO DA BORDA px;
border-top: solid #COR DA BORDA DO TOPO / TAMANHO DA BORDA px;
border-bottom: solid #COR DA BORDA DE BAIXO / TAMANHO DA BORDA px;
border-left: solid #COR DA BORDA LADO ESQUERDO / TAMANHO DA BORDA px;
outline: 1px solid # COR DA BORDA DE FORA;
background-attachment: fixed;
background-size: auto;
z-index: 99px;
                                  min-width: 0;                              
max-width: 100%;
width: auto;
-webkit-border-radius: BORDA EM VOLTA DA CAIXA TAMANHO px;
-moz-border-radius: BORDA EM VOLTA DA CAIXA TAMANHO px;
border-radius: BORDA EM VOLTA DA CAIXA TAMANHO px;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-center-outer {
background:;
background-image: none;
margin-top: px;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-right-inner { SE ESCOLHEREM O LADO DIREITO DA SIDEBAR
width: TAMANHO DA SIDEBAR px;
margin-top: ALTURA DA SIDEBAR NO TOPO px;
margin-left: ALTURA DO LADO ESQUERDO DA SIDEBAR px;
position:;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-left-inner { SE ESCOLHEREM O LADO ESQUERDO DA SIDEBAR
width: TAMANHO DA SIDEBAR px;
margin-top: ALTURA DA SIDEBAR NO TOPO px; 
margin-left: ALTURA DO LADO ESQUERDO DA SIDEBAR px;
position:;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-center-inner {
padding: 0;
}
.main-inner .column-center-inner .section {
margin: 0;
}
.main-outer {
border-top:;
}
.fauxcolumn-left-outer .fauxcolumn-inner {
border-right: px solid;
}
.fauxcolumn-right-outer .fauxcolumn-inner {
border-left: px solid;
}

E aqui abaixo coloquei os códigos usados no tema que verão abaixo que deixei como teste:

/* Main
----------------------------------------------- */
.main-inner {
overflow-y:auto;
overflow-x: hidden;
height:425px; 
width: 420px;
margin-top:10px;
margin-bottom:-25px;
padding-top:13px;
padding-bottom:-25px;
padding-left:60px;
padding-right:35px;
background:#e3d0e6;
border-right: solid #fff 5px;
border-top: solid #fff 13px;
border-bottom: solid #fff 13px;
border-left: solid #fff 13px;
outline: 1px solid #ccb9cf;
background-attachment: fixed;
background-size: auto;
z-index: 99px;
min-width: 0;                              
max-width: 100%;
width: auto;
-webkit-border-radius: 10px;
-moz-border-radius: 10px;
border-radius: 10px;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-center-outer {
background:;
background-image: none;
margin-top: px;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-right-inner {
width:220px;
margin-top:68px;
margin-left: 25px;
position:;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-left-inner {
width:px;
margin-top:px;
margin-left: px;
position:;
text-decoration: none;
}
.main-inner .column-center-inner {
padding: 0;
}
.main-inner .column-center-inner .section {
margin: 0;
}
.main-outer {
border-top:;
}
.fauxcolumn-left-outer .fauxcolumn-inner {
border-right: px solid;
}
.fauxcolumn-right-outer .fauxcolumn-inner {
border-left: px solid;
}

Aqui segue o link para preview de como ficou o tema teste, assim vocês terão noção de como fica o tema com os códigos citados acima - PREVIEW

Então, acha que acabou? Doce engano rsrs, vocês perceberam que eu escrevi nos códigos sobre a sidebar certo? Pois bem, tem código de sidebar pois quando vocês optam por usar o main assim, a sidebar fica desconfigurada, no caso ela fica fora do lugar e claro, fora da caixa. E é por isso que vocês tem que prestar atenção no que eu irei informar abaixo.

A sidebar, vocês irão continuar a usar o modelo que usam, o corpo dela, e até a parte do título dela, no entanto, vocês terão que usar os códigos abaixo para poder mexer ela dentro da caixa do main.

Exemplo, vocês tem que nomear a sidebar de vocês certo? A do tema do preview eu coloquei welcome, e vocês irão por o nome que quiserem, e após ter feito isso, vocês irão no html, e dentro irão procurar pelo o nome da sidebar de vocês.


Aqui abaixo é como vocês irão achar o código da sidebar dentro do tema:


Estão vendo que a id dela é HTML3? Então, a de vocês pode ser que estejam com a numeração diferente no final, independente da numeração que esteja, vocês irão no tema, irão procurar por ]]></b:skin> e acima dele, irão copiar o seguinte código:

#HTML3 { SUBSTITUA PELA NUMERAÇÃO DA SUA
padding-left:  ALCOCHOAMENTO DO LADO ESQUERDO px;
padding-right: ALCOCHOAMENTO DO LADO DIREITO px;
padding-top: ALCOCHOAMENTO DO TOPO px;
padding-bottom: ALCOCHOAMENTO DE BAIXO px;
background:# COR DO FUNDO;
border-radius: 1px;
z-index:1;
-webkit-transition-duration: .50s;
}

Salve tudo e confira se está tudo certo, se sim, parabéns, você seguiu o tuto bem certinho e não esqueça de que se você tiver mais de uma sidebar você terá que incluir cada uma dela dentro do html e ir numerando elas conforme constar na ID de cada uma, é isso ai e caso ficou alguma dúvida é só me chamar, pode usar as minhas redes sociais pra isso.. Beijos more =3

14 comentários:

  1. Boa tarde abiguinha ;p

    Aqui também refrescou um pouco e mais cedo choveu bem forte e pra variar foi chuva de trovoada , aquelas brabas e barulhentas, sabe? Mas frio não está, inclusive da pra tomar banho gelado tranquilamente ~algo que eu estou amando fazer~. Verão só é bom pra isso que eu estava citando: banhos gelados. Apenas! Verão é coisa de burguês capitalista, de certo,,,


    Esse tutorial é muito necessário. Eu também uso ele, porem só na área da postagem, no meu caso já é o suficiente. Um adendo, eu admiro muito isso em você, a sua paciência em fuçar código. O dia que você me ver fazendo algo do tipo pode ter certeza que eu estou doente. Paciência abaixo de 0.

    Esse tutorial é tudo, amoooo. Outro ponto que eu preciso ressaltar é o layout da preview, menina ele perfeito ૮꒰ ˶• ༝ •˶꒱ა

    With love, Océane!
    Peach Aesthetic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee xerosaaa!

      Sim, inverno é vida, eu amooo e deveria ter apenas as 3 estações no ano e tirar o verão rsrs.

      Paciência é meu segundo nome monamur, quando eu quero algo eu vou até o fim, acredito que essas é uma das poucas virtudes que eu tenho '-'

      Obrigada xuxu, e que bom que gostou ;)

      Beijo =3

      Excluir
  2. Oiê, boooa noite abiguinha! <3

    Aqui onde eu moro não faz um dia inteiro de calor, desde dezembro praticamente. Chove todos os dias, vezes forte e vezes mais fraquinho e quando noite esfria um pouquinho. E é assim até mais ou menos mês quem vem, dou graças a Deus por isso pois eu detesto calor e verão, sou muito calorenta, se tiver fazendo 25° eu tô sentindo 45° ⊙﹏⊙

    Sobre o tutorial, muito útil! Fiz uso do tuto do primeiro post sobre, muito mais simples mas calhou perfeitamente no meu blog. Um lay com essas caixinhas fica muito fofo e me dá uma sensação maior de organização.

    *estou encantada com o lay de preview, ficou belíssimo.*

    Com carinho, Rajah!
    Text Fild

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa more =3

      Me diz, onde é que tu mora? No norte? Pois ai é sempre quente não? T-T

      Poxa que bom que usou o primeiro tuto e deu certo pois a maioria não curtiu muito eu acredito :v Ou não entenderam =(

      Ficou fofinho o lay do preview né? Quem sabe eu não coloque ele como free? Quem sabe u.u

      Beijoo

      Excluir
  3. Também pergunto, quem é que em Santa consciência gosta de verão? Eu odeio verão. E aqui nem sequer chove. É só sol o tempo todo. E eu odeio isso.
    Como sempre, até para tutorial você faz um layout mega fofo, inveja. Mas eu amei, e realmente fica até mais organizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaa amore =3

      Né non? Essas pessoas devem ter muito dinheiro pra poder estar em piscina e praia direto né? Só pode.

      Awww muito obrigada pelo elogio <3
      Sim, amo layouts em caixinha, acho que virou minha marca registrada hehe

      Beijo =3

      Excluir
    2. Com certeza sua marca. Já te pus como afiliado, passando pra avisar. ♡

      Excluir
  4. Oie

    Entendo sua dor, eu odeio com todas as minhas forças calor e principalmente o verão. Por mim, viveríamos eternamente entre outono e inverno, seria perfeito.

    Eu acho que templates nesse estilo ficam muuuuito fofos, mas como você disse, quando feitos da forma certa. Quando há harmonia entre os elementos, tudo fica bonitinho o(≧▽≦)o

    Algo que eu acho que ficaria legal em templates assim é a parte de sidebar fixa, assim, enquanto o leitor vai lendo a postagem, ele continua visualizando as laterais.

    See ya~
    Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hey hey hey >.<

      Pois então, vamos abrir votação no país então sobre a estação preferida rsrs
      Eu tambémmm acho fofo e amo, acho que dá de percebe pois acredito que uns 10 layouts meus no minimo são em caixinhas haha
      Cara, tu me deu uma ideia muito boa viu das sidebars fixas, tu é o bixão memo hein? hahaha

      beiju >3<

      Excluir
  5. Oláaa Roh!!
    Hoje aqui tá fresco, chuvoso também! No fim de semana é a melhor coisa, gosto desse climinha pra relaxar e ficar debaixo das cobertas. E concordo plenamente, também detesto verão e calor demais, é horrível, só é bom na praia e olhe lá.

    EU AMEEEI esse tuto, muito obrigada mesmo ♥♥♥ Eu tava necessitada de um tuto assim e ficou tudo, o layout de preview ficou uma gracinha, inclusive!! Eu quero muito fazer um assim e vou usar esse tuto como base pra fazer, tenho certeza que vai ficar lindinho. Muito obrigada!!

    Até mais e um beijão ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oláaa xuxu =3

      Eu sempre irei defender o inverno com todas as minhas forças e isso é fato u.u

      Que bom que gostou do tuto, tentei ser mais clara possível e tentar ajudar, espero que ajude >.<

      Obrigada <3

      Excluir
  6. Oi roh tudo bem?? Desculpa ter sumido do seu blog aaa :((

    por aqui onde moro o tempo está bem friozinho também, e amo o frio hehe. Não tem como não gostar, você não soa nem nada kajsakjs.

    Roh eu AMEI o tutorial, apesar que eu MORRO de medo de mexer na área De Main, sério, acho que eu nunca mexi na vida e nem sei se tenho a *coragem* pois sei lá... esses códigos me assustam hhahhaha

    apesar de é muito bonitinho usar essas caixinhas mesmo, você coloca um fundo em todo o blog e outro na área de main. Quem sabe eu use este tutorial pra tentar -arriscar- um pouco do que eu sei? ksjdsjkf

    hehe, beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee more >.<

      Xuxu, é só testar em outro e deixar uma cópia do seu a salvo, se der merda é só por de novo o anterior, se não tentar não irá aprender guria haha

      Eu acho que você deveria testar pra ontem u.u

      Beijooo =3

      Excluir

Olá! Se chegou até aqui é porque leu toda a postagem certo? Não? Poxa, comenta antes de sair e por favor, tente ler todo o conteúdo do post pois, por mais que a maioria do que eu escrevo seja sobre css e html, eu também comento sobre vários assuntos no mesmo post.

E abaixo, algumas regrinhas para seguir e fazer um comentário bem maroto:

1 - Comente apenas se sentir a vontade e queira.

2 - Seja educado, não use palavras inapropriadas, respeite os outros comentários e opiniões alheias.

3 - Se eu fico feliz quando comentam algo? Ô se fico, na verdade adoro!

4 - Antes de sair além de comentar deixe o link do seu bloguinho caso queira pois assim conseguirei lhe visitar e deixar um recadinho.

5 - Quer ser afiliado ao blog? Só pedir nos comentários ou na própria página direcionada a isto, estou precisando de afiliados mesmo rsrs.

Obrigada por tanto e obrigada por me acompanhar até aqui, fico muito feliz e grata pela sua companhia!

Roh ~

GNMH - LAYOUT E DESIGN POR RDS / CRIADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTE BLOGUINHO ❤